ENquadramento

O arquipélago dos Açores devido à sua génese, localização e isolamento apresenta hoje em dia uma grande diversidade tanto em espécies, paisagens ou habitats.  Esta faz com que os Açores sejam únicos e detentores de inúmeras riquezas, algumas das quais ameaçadas e de grande importância de conservação com as quais os seus residentes contactam diariamente.  Ao longo de décadas têm sido desenvolvidos vários esforços por várias entidades para garantir a continuidade e resiliência de várias espécies e a sustentabilidade dos seus habitats.

 

O lixo marinho tornou-se um problema global, com impacto socioeconómico considerável, prejudicando a pesca, o turismo e as áreas balneares. Para além disto, existem outras ameaças que afectam a biodiversidade marinha, em especial as aves marinhas, contribuindo para que estas sejam o grupo de aves mais ameaçadas do mundo. Este é o caso da Poluição Luminosa, uma ameaça silenciosa cujos efeitos disruptores têm sido evidentes nas Aves Marinhas dos Açores, como é o caso do cagarro.

Este concurso visa fomentar a discussão e promover a cidadania ativa nas Escolas dos Açores, através da organização de um grupo de trabalho com ações de voluntariado ambiental que lhes permita desenvolver o tema escolhido e sensibilizar a comunidade escolar onde estão inseridos.

Objectivos

Turmas de 2º ciclo e 3ºciclo ou turmas de currículos adaptados ou profissionalizantes do mesmo grau da ilha de São Miguel

Destinatários

Espécies dos Açores e Lixo marinho

As espécies marinhas estão hoje vulneráveis a várias ameaças.

 

Pretende-se que os alunos promovam uma campanha de sensibilização para a conservação de uma espécie marinha dos Açores e que tenham como base o porquê da sua proteção.

 

Serão apenas aceites campanhas que tenham como objeto espécies dos Açores e as consequências do lixo marinho.

Habitats afectados
pelo lixo Marinho

Garantir um futuro sustentável passa por proteger os recursos de hoje para amanhã.

 

Pretende-se que os alunos possam incidir principalmente em exemplos de projetos de conservação, projetos sustentáveis ou condutas sustentáveis, de forma a que as suas campanhas promovam a sustentabilidade do objeto da sua campanha e possam ser replicadas.

Ciclo do lixo marinho

O consumo de plástico e aumento do lixo é um dos maiores problemas que enfrentamos nos dias de hoje.

 

Baseado nos padrões de consumo predominantes e atuais, especialmente na RAA, os alunos poderão focar os seus trabalhos na perceção do ciclo do lixo. Estudo e aplicação da política dos 5R's (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

Poluição Luminosa
E Biodiversidade

A Poluição Luminosa é uma ameaça silenciosa que  muitos desconhecem.

Pretende-se que os alunos desenvolvam uma campanha que foque o aspecto negativo da poluição luminosa , disseminando os seus efeitos em 1 espécie dos Açores e o que pode ser feito para reduzir esta ameaça, podendo ser interventiva a nível da sua comunidade ou da sua escola.

Temas

ReGulamento do Concurso

- Inscrição no concurso deve ser realizada através de formulário próprio, até dia 30 de dezembro 2021.

-​ A inscrição no concurso será realizada por uma turma completa com um professor responsável que será responsável pela coordenação os trabalhos da turma.


- As turmas devem criar grupos de trabalho e eleger dentro das propostas apresentadas a campanha que irá representar a turma no concurso.  Cada grupo de trabalho fará uma proposta de campanha (mensagem e ações a realizar) e a turma irá votar entre essas opções qual a campanha a implementar.Toda a turma deve contribuir para o trabalho final.


- Cada campanha deve ter uma mensagem principal clara e resumida numa frase ou slogan.


- Cada campanha deverá ter no mínimo uma/duas ações a implementar pela turma de modo a comunicar ou envolver a comunidade escolar no sentido de promover a sensibilização e/ou a mudança de comportamentos em relação com o problema identificado.

 

- Estas ações podem incluir campanhas de comunicação, sensibilização “porta a porta”, ações de voluntariado, organização de debates sobre a temática com especialistas, recolha de assinaturas e petições, etc.


-  Dá –se preferência a trabalhos que recorram à reutilização de materiais e reciclagem e que alertem para temáticas consideradas importantes nos Açores. E que trabalhem as temáticas de forma ecológica e sem prejuízo ambiental.


 - Os alunos e professores dispõem de toda a liberdade artística para a campanha  e inclusivamente criar campanhas a desenvolver junto dos professores da sua escola, para os alunos da sua escola, turmas específicas, funcionários da sua escola ou mesmo encarregados de educação, ou até junto de mecanismos governamentais locais como câmara municipal, junta de freguesia por exemplo.


- Os alunos podem recorrer ao uso de redes  sociais e média para a divulgação da sua campanha mas esta deve ser realizada presencialmente na sua escola ou local escolhido junto do público escolhido.


- As turmas podem submeter campanhas com temas fora dos apresentados neste concurso mas apenas após aprovação do júri do concurso.


- Serão premiadas 3 turmas no âmbito deste concurso . A escola da turma vencedora poderá incluir outras turmas até ao limite do número de passageiros do autocarro de 55 lugares.


- Cada turma deverá apresentar ao concurso um breve relatório que inclua as várias propostas de campanha consideradas, o resultado da votação e as evidências da implementação das ações propostas na campanha (fotografias, printscreen de redes sociais e links para sites, vídeos, materiais produzidos, etc) . Neste relatório deverá estimar-se também o número e tipo de pessoas envolvidas na campanha. Este relatório deve ser apresentado em formulário próprio respeitando as restrições de numero de palavras e anexando ao mesmo os comprovativos de realização das ações  entregue por email para centropriolo@spea.pt até dia 30 de abril 2022.

Download do Regulamento

 
 
 

Júri do Concurso

- 3 elementos da SPEA e 2 da Agência Melo

Prémios

1º prémio - Saída de Observação de Cetáceos , a realizar em maio/Junho 2022, apoio Terra Azul

2º prémio - Saída para o Ilhéu de Vila Franca do Campo ou atividade náutica, apoio Clube Naval de Vila Franca do Campo

3º prémio - Saída de campo a definir

 

Organização do Concurso

SPEA-logo.png
melo___agencia_de_viagens_1_1024_2500.pn

PatrocÍnios