top of page
frame_LIFEN_N.png

Voluntariado | Salvamento de cagarros 

De 15 de outubro a 15 de novembro estaremos na marina e porto de Vila Franca do Campo a salvar cagarros juvenis encadeados. 

Inscreve-te como voluntário e vem salvar cagarros connosco!

Vem salvar cagarros!

O CAGARRO: ave emblemática dos Açores!
O cagarro (Calonectris borealis) é uma ave marinha que regressa aos Açores todos os anos para se reproduzir. Cerca de 75% da sua população mundial nidifica aqui! Por isso, as nossas ações podem fazer toda a diferença no sucesso desta espécie!
Chegando a Outubro-Novembro, as crias de cagarro já crescidas começam a deixar os ninhos, aventurando-se nos primeiros voos para o mar. No entanto, devido à sua inexperiência e sensibilidade à luz, estes jovens cagarros são atraídos e encandeados pelo excesso de luz artificial das nossas ruas, edifícios e portos à beira-mar. Por isso, desorientam-se e acabam por cair em terra durante a noite, vulneráveis a vários perigos!

 

BRIGADAS DE RESGATE: os cagarros de Vila Franca do Campo precisam da tua ajuda!
As Brigadas de Resgate de cagarros têm como objetivo patrulhar à noite locais críticos de quedas e recolher os cagarros caídos.

Quando desorientados, os cagarros podem colidir contra obstáculos e ficar incapacitados de levantar voo novamente com sucesso. Através do seu resgate, evitamos que fiquem nas ruas e estradas, feridos e/ou vulneráveis à predação ou atropelamentos. Na manhã seguinte são libertados novamente, para poderem regressar ao mar em segurança e continuarem a sua viagem.

 

A marina/porto de Vila Franca do Campo é um dos locais mais críticos na ilha de São Miguel. Só no ano passado foram resgatados cerca de 900 cagarros aqui!

Ao participares nesta campanha, estás a salvar cagarros que de outra forma poderiam nunca chegar ao mar, e contribuir para que esta espécie prospere e continue a visitar o nosso arquipélago! Poderás ainda assistir às sessões de anilhagem dos cagarros resgatados.

Campanha SOS Cagarro é uma iniciativa coordenada pela Direção Regional das Políticas Marítimas do Governo dos Açores, em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e Serviços de Ambiente e Parques Naturais de Ilha, à qual a SPEA se associa com o apoio do Clube Naval de Vila Franca do Campo.

POLUIÇÃO LUMINOSA: desligue uma luz, salve uma ave marinha!
O principal motivo para o grande número de quedas de aves marinhas, é a poluição luminosa.

Por isso, não te esqueças também de desligar as luzes da tua casa nesta altura, sempre que possível, principalmente as luzes de exterior! Ao diminuir a poluição luminosa, estamos a reduzir o nosso impacto nestas aves vulneráveis.


Acompanha também os trabalhos da SPEA no combate à poluição luminosa através dos projetos INTERREG MAC EELABS 'Laboratórios de Eficiência Energética' e LIFE Natura@night que estudam os impactos nas aves marinhas e procuram soluções para diminuir os seus efeitos negativos.

cagarro_circulo.png
SOS_logos.png
bottom of page