ENquadramento
O arquipélago dos Açores devido à sua génese, localização e isolamento apresenta hoje em dia uma grande diversidade tanto em espécies, paisagens ou habitats. Isto faz com que os Açores sejam únicos e detentores de inúmeras riquezas, algumas das quais ameaçadas e de grande importância de conservação com as quais os seus residentes contactam diariamente. Ao longo de décadas têm sido desenvolvidos vários esforços por várias entidades para garantir a continuidade e resiliência de várias espécies e a sustentabilidade dos seus habitats.
Muito conhecido pela sua diversidade em habitats naturais, o arquipélago dos Açores não é excepção no que diz respeito à luta contra as espécies invasoras que colocam em risco a sobrevivência de várias espécies naturais dos Açores e o equilíbrio dos ecossistemas. Entre estas encontram-se plantas e animais cuja irradicação tem sido um desafio ao longo dos anos.
O lixo marinho tornou-se um problema global, com impacto socioeconómico considerável, prejudicando a pesca, o turismo e as áreas balneares. Para além disto, existem outras ameaças que afetam a biodiversidade marinha, em especial as aves marinhas, contribuindo para que estas sejam o grupo de aves mais ameaçadas do mundo. Este é o caso da Poluição Luminosa, uma ameaça silenciosa cujos efeitos disruptores têm sido evidentes nas Aves Marinhas dos Açores, como é o caso do cagarro.
Este concurso visa fomentar a discussão e promover a cidadania ativa nas Escolas dos Açores, através da organização de um grupo de trabalho com ações de voluntariado ambiental que lhes permita desenvolver o tema escolhido e sensibilizar a comunidade escolar onde estão inseridos. Pretende-se apoiar o melhor projeto candidato ao concurso e facilitar a sua implementação.
Objectivos
Turmas de 2º ciclo e 3ºciclo ou turmas de currículos adaptados ou profissionalizantes do mesmo grau das escolas dos Açores
Destinatários
Temas
Espécies Invasoras e Impactos nos Habitats Naturais
Uma das maiores ameaças aos habitats, naturais hoje em dia, são as espécies invasoras que se propagam e colocam em risco a sobrevivência de várias espécies naturais dos Açores. Neste tema, pretende-se que as ações incidam não apenas sobre a identificação das espécies mas principalmente sobre boas práticas para reduzir o potencial de propagação das espécies e introdução de novas espécies.
Espécies invasoras incluem vários grupos desde plantas , animais e outros. As ações devem incluir sempre a relação entre estas espécies e os habitats naturais dos Açores e a sua biodiversidade.
Lixo Marinho,
Resíduos Urbanos e
Economia Circular
O lixo marinho é um problema global. Neste tema, pretende-se que as ações contribuam para o aumento da informação sobre a separação de resíduos, em especial, os Bio Resíduos; e para a melhor separação de resíduos tanto dentro da escola como na comunidade em que os alunos estão inseridos. Valorizam-se ações que promovam a economia circular. Propõe-se o enfoque nos Resíduos Indiferenciados vs Resíduos Orgânicos. As turmas poderão promover ações sobre lixo marinho com uma espécie marinha dos Açores e a sua conservação; exemplificando o reaproveitamento dos resíduos e formas de minimizar a sua produção ou evitar que cheguem ao mar.
Poluição Luminosa
A Poluição Luminosa é uma ameaça silenciosa que muitos desconhecem. Afecta os ecossistemas e as espécies, desde as aves marinhas, morcegos e até borboletas noturnas. Pretende-se que os alunos desenvolvam uma campanha que foque o aspecto negativo da poluição luminosa que pode ter uma espécie marinha dos Açores como caso de estudo, disseminando os seus impactos mas contemplando o que pode ser feito para reduzir esta ameaça, privilegiando o aspecto interventivo tanto a nível da sua comunidade e da sua escola.
INSCRIÇÕES
- Inscrição no concurso deve ser realizada através de formulário próprio , até dia 15 de dezembro 2023.
- A inscrição no concurso será realizada por uma turma completa com um professor responsável que será responsável pela coordenação dos trabalhos da turma.
Informações sobre este Concurso Escolar e marcações das sessões de acompanhamento
Centro Ambiental do Priolo
Telemóvel: 918536123 | Correio eletrónico: centropriolo@spea.pt
FUNCIONAMENTO DO CONCURSO
- O Concurso é aberto, e está disponível gratuitamente, a qualquer escola ou entidade educativa da Região Autónoma dos Açores.
- O Júri do concurso irá votar e apurar um entre todos os projetos inscritos como projeto vencedor. Este terá o apoio monetário, logístico e técnico para implementar o seu projeto.
- O professor/a responsável da turma vencedora irá coordenar os trabalhos da turma e será responsável pela justificação dos gastos e pela implementação do seu projeto no concurso.
- O concurso será divido em três fases:
Fase I - Inscrições (novembro-dezembro 2023)
Para participar, as turmas ou grupos devem inscrever o seu projeto em formulário próprio. Neste momento, todas as turmas devem escolher o tema de trabalho e um projeto que deve englobar ações práticas em 1 dos 3 temas propostos no ano lectivo 2023/2024.
Fase II - Apuramento de vencedores (Janeiro 2024)
Uma vez recebidas as inscrições de projetos de turma, o júri do concurso, composto por 3 elementos, irá avaliar e votar os projetos inscritos.
Fase III - Acompanhamento, pesquisa e programação das ações a desenvolver (Fevereiro 2024)
-Encontrada a turma e projeto vencedor, inicia-se a preparação da implementação do projeto. Numa fase inicial, sugere-se trabalho de pesquisa de grupo sobre o tema a tratar. Os alunos deverão procurar informação sobre o tema e preparar do ponto de vista logístico a realização das ações propostas com o professor. Após a pesquisa, o professor responsável pode solicitar uma sessão presencial ou por videoconferência com o monitor Ecoguardiões/SPEA para orientação dos alunos e do trabalho realizado pela turma.
Fase IV - Realização de ações: Eco-Guardiões (Fevereiro - março - maio 2024)
Na quarta fase, a turma deverá realizar o projeto e ações propostas e documentar a sua realização em vídeo e/ou fotografias.
Júri do Concurso
- 3 elementos da Organização do Concurso
APOIOs
-As propostas de intervenção do projeto vencedor serão apoiadas com um valor monetário até 100 euros para aquisição de materiais para implementação dos seus projetos, que serão pagas de acordo com a apresentação de fatura.
- A turma vencedora irá realizar uma visita de estudo para reforço de conhecimentos e competências de acordo com tema escolhido, com organização logística pelo Orientador Eco Guardiões/SPEA.